Cearte inscreve para cursos de fabricação de papel reciclado e iniciação a pintura

Cultura

09/08/2018 às 17h19

Cearte inscreve para cursos de fabricação de papel reciclado e iniciação a pintura

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 190 VEZES

JOÃO PESSOA - O Centro Estadual de Arte (Cearte) está com inscrições abertas para os cursos de Fabricação de Papel Reciclado e Iniciação à Pintura.

 

Há vagas para os turnos da manhã, tarde ou noite. Serão 15 alunos por turma.

 

As aulas iniciam dia 13 de agosto e serão ministradas pelo artista plástico Otávio Maia, especialista em restauração e conservação de obra de arte.

 

Nas aulas de papel reciclado serão repassados os processos de fabricação de papel artesanal, além de conceitos sobre o papel, sua composição, origem e história.

 

A intenção é ensinar aos alunos fazer papel e esculturas de papel machê.

 

“Vamos produzir peças com a polpa do papel. Serão tanto folhas de papeis artesanais, como peças de arte. As peças modeladas podem ser tridimensionais ou bidimensionais”, explica o artista Otávio Maia.

 

Com as técnicas aprendidas será possível confeccionar papel artesanal em casa.

 

Maia argumenta que, além do método possibilitar o manuseio em casa, um dos grandes benefícios é o reaproveitamento do papel.

 

“Ao invés de poluir o meio ambiente, a gente faz esse tratamento, transformando o papel que ia ser descartado, em papel artesanal e obra de arte”, frisa.

 

Oficina de Iniciação a Pintura

 

As Oficinas de Iniciação à Pintura também estarão abertas para os três turnos, com turmas de 15 alunos cada.

 

Maia revela que não há pré-requisito. Nessas oficinas serão abordadas variadas técnicas de pintura para a construção de uma obra de arte.

 

“Mais do que exatamente aprender a fazer figura, no curso ensinarei as técnicas de pintura”, pontua.

 

Artista plástico e restaurador

 

Maia é formado em Educação Artística, pela UFPB, com pós-graduação na área de restauração de conservação de obra de arte.

 

Ele conta que escolheu a disciplina de fabricação de papel artesanal porque tem coincidências com a atividade de restauração.

 

Artista plástico com várias exposições no Brasil e no exterior, Maia foi responsável por quase 30 anos pela conservação e restauração do acervo do Museu de Arte Assis Chateaubriand, de Campina Grande.

 

E, atualmente, é responsável pela restauração no Centro Cultural de São Francisco.

 

Inscrições

 

Para acessar ao Cearte, usar as instalações, instrumentos, materiais e participar das propostas dos cursos e da construção dos conteúdos do campo do conhecimento da arte e manutenção, os alunos devem fazer uma contribuição única, semestral de R$ 130.

 

Alunos da rede pública e o servidor público que recebe uma remuneração bruta de até dois salários mínimos, mediante apresentação de comprovante de renda, contribui com apenas R$ 60.

 

Têm direito ao acesso livre os beneficiários do Bolsa Família, mediante comprovação, e pessoas com deficiência. Vale ressaltar que o Cearte é uma Escola de Arte e se configura como um centro de formação com oferta de cursos livres, técnicos e de extensão.

 

Serviço:

 

Curso de Confecção de Papel Reciclado

 

Curso de Iniciação à Pintura

 

Turmas: 15 alunos

 

Turnos: Manhã, Tarde e Noite

 

Inscrições: até dia 18/08, das 8h30 às 17h

 

Informações: (83) 3214-2923 ou 3221-4504

 

Local: As inscrições são feitas na sede do Cearte: Grupo Escolar Dr. Thomas Mindelo, Centro, João Pessoa

Comentários

Veja também

Facebook