Quarta, 18 de Maio de 2022 04:35
83 99120 2248
Política COMPASSO DE ESPERA!

Quem João Azevêdo vai escolher como companheiro de chapa?

O presidente da Assembleia Adriano Galdino (D) é um dos favoritos para ser pré-canditado a vice-governador

13/05/2022 10h14
Por: Heleno Lima
Quem João Azevêdo vai escolher como companheiro de chapa?

O governador João Azevêdo (PSB) tem deixado aliados bastante preocupados porque ele ainda não deu a entender quem poderá vir a ser o seu companheiro de chapa na luta para permanecer por mais quatro anos no Palácio da Redenção.

João é um político diferenciado, focado no trabalho e não tem dado muita atenção as disputas por espaço.

Veja que o deputado Federal Efraim Filho (União Brasil), pré-candidato ao Senado, cansado de enviar recado ao comandante do executivo paraibano e não obter respostas nem garantias de que estaria na chapa majoritária da situação, debandou para a oposição.

João, por sua vez, permanece frio, calculista e focado na gestão, inaugurando obras e assinando ordens de serviços.

Enquanto isso, as especulações prosseguem em torno do nome do pré-candidato a vice-governador.

Seria de Campina Grande, segundo maior colégio Eleitoral do Estado?, ou do Sertão? O ungido poderia vir do Brejo?...

O governador faz ouvido de mercador para essas articulações e tem sempre na ponta da língua uma resposta: "estamos conversando e construindo a chapa".

Mas um nome, em especial, tem ganhado força dentro do grupo do governador.

Trata-se de Adriano Galdino (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa, um aliado fiel de João nós momentos mais difíceis, garantindo a ele a governabilidade, isto é, a tranquilidade política necessária para que o governador possa administrar.

Adriano representa a região polarizada por Campina Grande e está em um partido forte, o Republicanos, que tem um peso muito grande na base de apoio a João.

Alheio a tudo isso, o chefe do parlamento Estadual, segue solidificando a sua base rumo a mais uma reeleição, a quarta consecutiva, aglutinando ao seu entorno, mais de três dezenas de prefeitos e outras lideranças políticas. 

No exercício do seu terceiro mandato como presidente da Casa de Epitácio Pessoa, e reconhecidamente um político cumpridor dos acordos, algo raro no meio, Adriano também trabalha em outra frente para eleger o seu irmão, Murilo Galdino (Republicanos), para deputado Federal.

Se ele realmente for o escolhido para compor a chapa de João, como pré-candidato a vice-governador, dará um grande passo na sua trajetória política, que começou na década de 1980, como vereador de sua terra natal, Pocinhos, cidade que governou por três mandados como prefeito e que atualmente é administrada pela esposa, Eliane Galdino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.