Quarta, 18 de Maio de 2022 02:47
83 99120 2248
Saúde ATENDIMENTO NOTA 10!

No Curimataú, consórcio intermunicipal é alternativa para cidades ofertarem consultas médicas à população

A parceria com os municípios acontece também para a implantação dos polos de atendimento

13/05/2022 16h16 Atualizada há 4 dias
Por: Heleno Lima
No Curimataú, consórcio intermunicipal é alternativa para cidades ofertarem consultas médicas à população

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Curimataú e Seridó Paraibano (CIMSC), busca unir as cidades para ofertar especialidades médicas e exames à população.

A junção é uma alternativa logística e economicamente viável para as administrações públicas, principalmente de pequenas cidades, que fortalecem a saúde municipal de maneira coletiva.

O município de Soledade passou a fazer parte do CIPMSC em 2020 e, desde então, oferece no sistema de saúde Municipal, em parceria com o consórcio, as seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, mastologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.

Antes de fazer parte do projeto, a maior parte das consultas não era oferecida de forma fixa. 

Entre os exames ofertados estão, colonoscopia, colposcopia, ECG, ecocardiograma, endoscopia digestiva, glaucoma, mamografia e ultrassonografias.

Fazem parte do Consórcio, os municípios de Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, Nova Floresta, São Vicente do Seridó, Soledade e Sossego. 


A parceria com os municípios acontece também para a implantação dos polos de atendimento.

No espaço em Soledade, pacientes de Cubati e São Vicente são atendidos.

Os polos de Cuité e Picuí, também são utilizados pela população de outros municípios, incluindo de Soledade. 

A secretária de saúde, Larissa Moura Ramos, explica que o Consórcio é também uma maneira dos gestores discutirem problemas comuns da saúde, encontrarem soluções conjuntas e estabelecerem parcerias para a oferta dos serviços.

“É um desafio estruturar a rede de saúde de uma pequena cidade e o Consórcio é muito eficiente para aprimorar a saúde pública de uma cidade. Com essa associação, nossa população e de outros municípios têm sido muito beneficiada”, pontua.



Saúde em Soledade

A Prefeitura tem reformado o Hospital da cidade. O centro cirúrgico e a área de observação pós-cirúrgica, a recepção e a área de triagem estão sendo modificadas.

Recentemente, o prefeito Geraldo Moura Ramos (Progressistas), também anunciou a construção de uma nova unidade de saúde.

O investimento será de R$ 2,5 milhões e a previsão é que a construção aconteça em 2023.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.