17°C 31°C
Campina Grande, PB
Publicidade

Patrulha escolar garante segurança na rede Municipal de ensino em Soledade

Oito guardas compõem a patrulha, que já precisou intervir em sala de aula ao notar a atitude suspeita de um estudante

11/04/2023 às 11h30 Atualizada em 11/04/2023 às 13h14
Por: Heleno Lima
Compartilhe:
Patrulha escolar garante segurança na rede Municipal de ensino em Soledade
No município de Soledade, localizado no Cariri paraibano, as escolas da rede Municipal de ensino, contam com o projeto patrulha escolar, desenvolvido pela Prefeitura e aplicado pela Guarda Civil Municipal (GCM).
 
Desde 2019 o grupo foi implantado e garante a segurança nas instituições de ensino, além de acompanhar atividades educativas e realizar rondas nas unidades.

Ao todo, oito guardas compõem a patrulha, que já precisou intervir em sala de aula ao notar a atitude suspeita de um estudante.
 
Com o aluno, o grupo encontrou uma arma branca, que foi recolhida.
 
Os pais do adolescente foram chamados na unidade escolar, assim como o jovem, que foi orientado pelos guardas.

Além de fiscalizar e fazer rondas, a patrulha auxilia na educação, ministrando palestras que tratam de assuntos como respeito aos pais e professores e ao patrimônio público.

O prefeito, Geraldo Moura Ramos (Progressistas), presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública (Uniseg), ressalta que a patrulha escolar foi criada com o objetivo de trazer mais segurança para as escolas e dar tranquilidade aos pais, que deixam seus filhos na unidade confiando que lá estarão resguardados.

“A guarda municipal tem desempenhado um papel fundamental no dia a dia das escolas. Temos visto na mídia casos, cada vez mais comuns, de ataques e situações de violência na escola, e com a guarda conseguimos evitar casos, manter a ordem e ainda trabalhar de maneira educativa o tema de segurança na sala”, pontua.

Violência nas escolas 
 
Mapeamento da Unicamp sobre casos de ataques em escolas por alunos ou ex-alunos lista 22 ocorrências desde 2002.
 
Ao todo, 30 pessoas morreram, sendo 23 estudantes, cinco professores e dois funcionários das escolas. Do total de casos, 13 estão concentrados apenas nos últimos dois anos.



Patrulha Escolar
 
A patrulha escolar faz parte da GCM e é uma parceria com a Secretaria de Educação.
 
Ela fica instalada na Escola Municipal Professor Luiz Gonzaga Burity, e faz rondas em todas as escolas todos os dias.
 
A iniciativa tem o apoio do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e do Conselho Municipal de Educação (CME).

Consórcio
 
Geraldo revela que a patrulha escolar é um tema abordado pelo Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, composto por 17 cidades.
 
“Nossa ideia é fortalecer as Guardas Municipais para que ela seja instrumento de combate à violência. Acreditamos que os três entes federativos devem atuar juntos na segurança pública”, disse.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.