18°C 26°C
Campina Grande, PB
Publicidade

Aprovação de projeto que altera regras do FPM é vitória municipalista, comemora o deputado Federal Murilo Galdino

Ele destaca que o projeto prevê que prefeito possa ter um tempo para se organizar

26/04/2023 às 10h33 Atualizada em 27/04/2023 às 23h04
Por: Heleno Lima
Compartilhe:
Murilo Galdino (E) e Efraim Filho
Murilo Galdino (E) e Efraim Filho

A aprovação do Projeto de Lei Complementar 139/22 do ex-deputado Federal e atual senador Efraim Filho (União-PB), que prevê período de transição de 10 anos para a vigência de novos parâmetros de distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi comemorada pelo deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB).

Continua após a publicidade
Anúncio

O projeto evita o impacto imediato da queda da receita de municípios em função da diminuição dos habitantes pelo censo do IBGE.

Com a transição para os municípios serem reenquadrados em índices de distribuição de recursos do FPM, a redução ocorre de forma gradativa dando a chance dos gestores se organizarem.

De acordo com Murilo Galdino, a pauta vinha sendo aguardada com expectativa pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

“Esta é uma  pauta esperada pelas entidades e defensores do municipalismo que lutaram na Marcha dos Municípios e agora saem fortalecidos, é uma vitória das pequenas cidades e do movimento municipalista como um tudo”.

Murilo destaca que o projeto prevê que prefeito possa ter um tempo para se organizar.

“Desta forma os gestores não sofrem uma queda repentina da receita e têm tempo para planejar o orçamento, mantendo os serviços essências, por isso comemoramos este grande dia e vamos continuar lutando pelos municípios paraibanos e brasileiros”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.