O Sebrae e a Associação dos Municípios do Cariri e Agreste da Paraíba (Amcap) promovem, terça (4) e quarta-feira (5), um novo Encontro do Pacto Novo Cariri, desta vez em Soledade.
O evento vai debater formas para desenvolver a liderança empreendedora na região, buscando elaborar uma agenda de projetos que tragam melhorias econômicas e sociais para os municípios participantes.
Prefeitos e gestores públicos da região vão participar do evento, que é voltado para os integrantes do programa Líder, que conta com oito reuniões.
Representantes de empresas privadas e do terceiro setor também estão envolvidos.
No primeiro encontro, realizado em Cabaceiras, foi debatido a construção de um plano estratégico voltado para o desenvolvimento sustentável do Cariri.
O último aconteceu em Monteiro.
Soledade se destaca por ser uma cidade com forte potencial empreendedor, tendo parte da sua geração de renda oriunda da gastronomia, artesanato e empreendedorismo em geral.
O prefeito do município, Geraldo Moura Ramos (Progressistas), ressalta que essa é uma das potencialidades da região.
“É um sonho nosso desenvolver ainda mais o Cariri e explorar cada ponto que aqui existe. Ao desenvolver uma liderança empreendedora, vamos impulsionar a inovação e contribuir para o crescimento de Soledade e região. Nossa produção de queijo, nosso artesanato e até o projeto do polo industrial são iniciativas de empreendedorismo e ferramentas para o avanço”, pontua.
Agenda no município
Também acontecerá na próxima semana o Iº Encontro Municipal de Gestores Ambientais, que vai debater desafios e perspectivas para as políticas ambientais e municipais.
O encontro, que é voltado para gestores de Meio Ambiente, Agricultura, Infraestrutura e representantes de instituições, também abordará a implantação do licenciamento ambiental na cidade.
Haverá ainda a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social que falará sobre ‘Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos’.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, o Suas é o Sistema Único de Assistência Social, que organiza a política de assistência social no Brasil.
Em Soledade, ele atua através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que são unidades de atendimento e referência para a população em situação de vulnerabilidade.