Nesta quarta-feira (9), o secretário executivo de desenvolvimento rural e pesca de Soledade, André Tiuba, e a técnica em agropecuária Claudiana Marinho, representaram a titular da pasta, Fátima Barros, no lançamento Estadual do Plano Safra 2023/2024, em Picuí, Séridó paraibano.
Estiveram presentes ainda, representando Soledade, o agricultor e presidente da Associação de Lajedo de Timbauba, Inácio Tota, e o vereador, Alexandre Neri (Progressistas).
O Plano Safra trata-se de um programa do Governo Federal para apoiar o setor agropecuário que oferece linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais.
A edição do Plano Safra deste ano apresentou um crescimento de 26,8% em relação ao anterior, e contou com um reforço ao incentivo e fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis, com redução das taxas de juros para recuperação de pastagens.
No lançamento, além de serem debatidos pautas de extrema importância para a formação do Plano Safra Municipal 2023/2024, foram disponibilizados R$ 364,22 bilhões em crédito rural para a agricultura empresarial de custeio e investimento em todo país.
A ocasião contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, o coordenador-geral do Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário da Paraíba, Cícero Gregório, o prefeito de Picuí, Olivânio Remígio (PT)a Superintendente da CONAB/PB, Kelly Ramalho, o deputado Estadual, Chió Batista (Rede), o superintendente do INCRA/PB, Antônio Barbosa, o secretário executivo Estadual da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Duda, o representante da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, Cacique Ednaldo Tabajara, o gerente da agência local do Banco do Nordeste, João Marcos, a coordenadora do CEOP, Francisca Aparecida, e o coordenador do INSA, Emanuel Moreira.