Está na fase de colheita no município de Juazeirinho, o projeto de algodão orgânico da Paraíba.
Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Social da Paraíba, Empaer, Embrapa Algodão, secretaria de desenvolvimento rural de Juazeirinho e o instituto Casaca de Couro.
O projeto tem o objetivo de promover o resgate da cultura algodoeira, dizimada pela praga do bicudo entre as décadas de 1980 e 1990.
Além disso, busca trazer renda ao homem do campo.
De acordo com o secretário de agricultura juazeirinhense, Papala, o gerente da Empaer local, Fernando de Medeiros Cadete, aproximadamente 10 agricultores do município se habilitaram para participarem do projeto.
No entanto, a irregularidade das chuvas no município este ano, atrapalhou uma parte dos agricultores credenciados no projeto, que não conseguiu plantar.
Outra parte, apesar de ter conseguido plantar o algodão, não obteve um bom resultado na colheita.
No entanto, Papala e Fernando afirmaram que cerca de 40% dos agricultores, conseguiram obter uma boa colheita, o que os deixam esperançosos para o prosseguimento do projeto algodão orgânico da Paraíba.
"Como é um projeto novo, haja vista que os agricultores ainda estão receosos devido a praga do bicudo que acabou com a cultura do algodão, esperamos que possamos lograr um êxito melhor nos próximos anos. A Prefeitura, através da secretaria de desenvolvimento rural, bem como a Empaer, demos total apoio e vamos continuar irmanados com os agricultores de Juazeirinho, para que eles continuem plantando e que incentivem mais agricultores, disse Papala.
Papala e Fernando finalizam dizendo que a expectativa inicial está sendo muito boa, pois o objetivo é o resgate da cultura algodoeira e a geração de renda para o homem do campo.