O ex-prefeito da cidade do Conde, Litoral Sul da Paraíba, por quatro mandatos, Aluísio Vinagre Régis, aos 71 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (16), na cama pela esposa em sua residência.
Especula-se que provável causa da morte do político, tenha sido um infarto, haja vista que ele sofria de problemas cardíacos, quadro que se agravou nos últimos tempos com alguns reverse eleitorais que ele sofreu nas urnas.
Aluísio chegou ao comando do município de Conde em 1977, pela arena, como candidato único, ao obter 1.420 votos, tendo como companheiro de chapa, Antonio de Souza.
Retornou à Prefeitura, para um segundo mandato, após vencer o pleito de 1988, pelo PMDB, recebendo 2.528 sufrágios, tendo como vice-prefeito, Temístocles de Almeida Ribeiro, que se tornaria seu principal adversário para as disputas de 2008.
Na luta pela reeleição, e com alta popularidade, ele derrotou vários adversários, desta vez no PV.
Naquele pleito de 2008, Aluísio, tendo como companheira de chapa, Elvira Maria Alexandre da Silva, venceu com 2.735 escrutínios, sendo Temístocles, o segundo colocado, com 1.817 votos, numa eleição que teve no total cinco concorrentes ao cargo de prefeito.
Depois disso, até então invencível, Aluísio, de volta ao PMDB, sofre sua primeira derrota, em 2016, para a socialista, Márcia Lucena, que obteve 6.477 votos, contra 4.477 do ex-prefeito.
Temperamento forte
Aluísio tinha um temperamento muito forte e não costumava alisar os adversários.
Pelo contrário, deu uma surra de chicote em um pré-candidato a vereador que criticava a sua gestão na época.
O caso repercutiu bastante a época em toda a Paraíba e até hoje é lembrado no Conde.
Luto oficial por três dias
A prefeita, Karla Pimentel, sua ex-nora, decretou luto oficial por três dias no Conde, devido a morte da principal estrela política daquele município praieiro nos últimos tempos.