Juazeirinho alcançou a nota 9.75 no Previne Brasil no segundo quadrimestre de 2023.
Esse ótimo resultado alcançado na saúde é fruto de uma gestão planejada nos mínimos detalhes pela prefeita, Anna Virgínia Matias, e a sua equipe.
Em 2021, primeiro ano de seu Governo, o resultado foi uma nota de 2.73 no quadrimestre 1.
Já em 2022, no quadrimestre 1, os números foram bem melhor, chegando a 6.87.
Mas o pulo aconteceu este ano, pois no quadrimestre 1, a nota saltou significatimente para 9.32, atingindo no A2 9.75, um crescimento de 8.75% do Q1 para o Q2 2023.
A chefe do executivo comemora os números e afirma que o avanço chega a quem planeja. E, as vezes, vem lento, mas vem sustentável e com qualidade.
"Quem sobe rápido, tende a cair, quem sobe devagar, vai conduzindo com segurança passo a passo as suas conquistas", disse Vivi.
Ela afirma que é muito importante o fortalecimento do processo de trabalho na APS, "qualificar os profissionais das equipes, liderar com união, planejar, monitorar, avaliar, conhecer as necessidades do território e intervir corretamente na assistência à saúde".
Por fim, a gestora agradece a toda equipe gestora, bem como aos profissionais da atenção básica, que estão dia a dia realizando uma assistência de qualidade aos municípes.
"Tenho muita admiração por todos, pela força, por não desistirem de fazer a cada dia, um SUS forte e resolutivo", prontifica a prefeita juazeirinhense.
O que é o Previne Brasil?
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019.
O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.