"Hoje eu vim fazer a cirurgia no segundo olho. Minha visão estava muito embaralhada, como uma névoa, atrapalhando meu trabalho na roça. Depois, eu espero enxergar bem, né?”.
Esse é o depoimento do agricultor José Elias do Nascimento, 65 anos, da cidade de Puxinanã, um dos beneficiados pelo mutirão de cirurgias de catarata promovido pelo Programa Opera Paraíba em Campina Grande.
A iniciativa integra as ações do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), voltadas ao atendimento da população com serviços que reduzem o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas.
Os procedimentos estão acontecendo no Hospital de Clínicas, unidade pertencente à rede hospitalar Estadual.
As cirurgias tiveram início nesta quarta-feira (18) e seguem até esta sexta-feira (20).
São cerca de 50 intervenções por dia.
Em 2023, a unidade já contabiliza a realização de mais de mil cirurgias de catarata.
O diretor-geral do hospital, Thyago Morais, destaca que a cirurgia de catarata devolve independência e qualidade de vida aos pacientes.
“Cada paciente que operamos aqui vai ter a possibilidade de ter mais independência no dia a dia, poder fazer suas atividades sem depender da ajuda de outras pessoas, e ainda evitar as quedas, muito comuns para os idosos. É uma melhora geral na qualidade de vida”, comenta.
As cirurgias de catarata acontecem sem interrupção do fluxo normal dos demais procedimentos agendados para o período.
O Hospital de Clínicas é referência em cirurgias eletivas por meio do Programa Opera Paraíba, oferecendo atendimentos nas seguintes especialidades: cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, proctologia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia vascular e bariátrica.