21°C 27°C
Campina Grande, PB
Publicidade

Estudantes do curso técnico da ECIT em Juazeirinho ministram aulas de informática para alunos de escola Municipal

As aulas fazem parte do “Projeto de Letramento Digital” que é um trabalho de conclusão do curso técnico

15/11/2023 às 11h16 Atualizada em 15/11/2023 às 17h42
Por: Heleno Lima
Compartilhe:
Estudantes do curso técnico da ECIT em Juazeirinho ministram aulas de informática para alunos de escola Municipal

Os estudantes da 3ª série do curso de informática da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Deputado Genival Matias, em Juazeirinho, no Cariri paraibano, ministraram aulas de informática básica para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cícero Francisco de Souza.

Continua após a publicidade
Anúncio

As aulas fazem parte do “Projeto de Letramento Digital” que é um trabalho de conclusão do curso técnico.

Continua após a publicidade
Anúncio

O projeto é coordenado pelo professor e orientador do curso de informática, Márcio Amorim, junto com os estudantes Eduardo da Silva Roberto, Nara Graziele de Oliveira Santos, Vinícius de Almeida Lima e Yasmin Costa dos Santos.

De acordo com o professor, o objetivo da iniciativa é, além de contribuir como estágio dos estudantes do curso técnico, também auxiliar outros alunos a aprenderem como utilizar os computadores e os aplicativos necessários para realização de atividades escolares, bem como futuramente no mercado de trabalho.

“Essa experiência foi para a conclusão do curso técnico de quatro estudantes ministrando as aulas, mas no próximo ano queremos expandir para 40 ministrantes e atender seis escolas. Vimos que deu um bom resultado, nossos alunos ficaram maravilhados com a preparação de aula, planos de aula, recursos e gerir uma turma”, comenta.

As aulas foram ministradas no laboratório de informática da própria escola para 31 estudantes nas séries finais do Ensino Fundamental. Sendo distribuídas num 1º módulo de 10 horas distribuídos em cinco aulas, e até o final do ano, acontecerá o 2º módulo com oito horas.

A estudante Yasmin Santos faz parte do projeto e afirma que foi uma experiência desafiadora, pois teve que aprender a elaborar aulas com assuntos que seriam mais pertinentes para a faixa etária dos alunos.

“A experiência foi fantástica, conseguimos aprender muito sobre como administrar uma sala de aula, além disso, vimos o quanto era importante as crianças começarem a desenvolver essa habilidade, já que o mercado de trabalho irá exigir bastante disso atualmente. Confesso que tivemos medo, mas foi muito bom, conseguimos dar conta dos problemas e a escola que cooperou com o trabalho”, frisa.

A também estudante, Nara Graziele Santos comenta que nos dias atuais a tecnologia está na base de tudo e que é necessário promover esse contato com as crianças de forma educativa e qualificada.

“Foi muito bom repassar parte do nosso conhecimento adquirido no técnico com as crianças, um contato com uma sala de aula, que a maioria dos estudantes nunca havia presenciado. E eu me surpreendi bastante de como se pode aprender ao ensinar e lidar com crianças, pois elas me surpreenderam muito, desde a aprendizagem muito rápida até a forma diferente de lidar com as dinâmicas e brincadeiras,” disse.

Expansão

O “Projeto de Letramento Digital”, que é o trabalho de conclusão do curso de quatro estudantes da ECIT Deputado Genival Matias, tomou um novo espaço na cidade de Juazeirinho.

A ideia virou Projeto Lei (PL 064/2023, aprovado pela Câmara Municipal de Juazeirinho, Casa José Cosme de Oliveira, no dia 8 do corrente mês para a criação do Centro Integrado de Letramento Digital.

O PL prevê a criação do espaço equipado onde os estudantes poderão ministrar aulas de informática e receberão uma bolsa mensal da gestão Municipal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.