A Colônia de Pescadores do município de Juazeirinho, teve um projeto junto a Conab aprovado no valor de R$ 254.988 para a aquisição de 13.2 toneladas de peixes através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O projeto vai beneficiar 17 famílias de pescadores com a comercialização do peixe e mais de 5 mil pessoas que receberão o pescado em todo o município.
Parceria com a Prefeitura
O peixe será distribuído pela Prefeitura, por intermédio da secretaria de desenvolvimento social, responsável também pelo cadastramento das famílias beneficiadas.
Início da distribuição
A secretária de assistência social, Juliana Matias, inclusive, deu início a distribuição do peixe nesta quarta-feira (22), em algumas comunidades, a exemplo do distrito de Ipueiras e a comunidade rural do Massapê.
A distribuição do peixe para as famílias, seguem na próxima sexta-feira (24) em outras comunidades escolhidas pela secretaria de desenvolvimento social.
Serão distribuídos por semana, 1.600 quilos de peixes.
Período da piracema
Porem depois da próxima semana, a distribuição vai ser suspensa devido a piracema, que é o período obrigatório por Lei, onde os pescadores são proibidos de pescar, para que os peixes possam se reproduziren, o chamado defeso.
Mas a distribuição retorna no mês de março de 2024.
Agradecimento especial
A presidente da Colônia de Pescadores, Emanuelly Santos, enalteceu a parceria com a Prefeitura e o esforço da prefeita, Anna Virgínia Matias, para oferecer segurança alimentar às famílias de baixa renda.
Emanuelly, que também é vereadora de Juazeirinho, fez questão de agradecer ao Governo Federal, através da superintendência da Conab na Paraíba, pelo apoio, bem como aos pescadores.