Domingo, 26 de Junho de 2022 11:18
83 99120 2248
Cidades TRABALHO!

Governador entrega 23ª Aisp e garante mais segurança à população de Juazeirinho e outras 10 cidades

A prefeita Ana Virgínia Matias agradeceu a João Azevêdo os investimentos do Estado no município

10/06/2022 11h11 Atualizada há 2 semanas
Por: Heleno Lima
Governador entrega 23ª Aisp e garante mais segurança à população de Juazeirinho e outras 10 cidades

O governador João Azevêdo (PSB) inaugurou, nesta sexta-feira (9), no município de Juazeirinho, no Séridó paraibano, a 23ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp).

A partir de agora, Juazeirinho e mais 10 municípios passam a contar com a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a 8ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (CIBM) e com a 23ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, proporcionando mais segurança a cerca de 90 mil pessoas que antes eram atendidas pelo município de Esperança.

A 23ª Aisp vai beneficiar, além de Juazeirinho, os municípios de Assunção, Cubati, Olivedos, Livramento, Salgadinho, Santo André, Seridó, Soledade, Taperoá e Tenório, abrangendo uma área de 3,3 mil km², em que vivem 91,8 mil pessoas, beneficiadas com os serviços de segurança preventiva. 

Na ocasião, o chefe do executivo Estadual destacou a importância da 23ª Aisp para promover o acesso da população à cidadania e à segurança pública.

"Imagine você que um cidadão que precisasse fazer uma notificação numa delegacia distrital teria que se deslocar daqui até Esperança. Então, muitas vezes essa notificação não acontecia porque a pessoa não fazia esse deslocamento, e já em 2018 tínhamos a intenção de criar a 23ª Área Integrada de Segurança Pública", afirma.

"Além disso, estamos dotando as Polícias Civil e Militar, todo o sistema de segurança, com os equipamentos mais sofisticados de tecnologia de informação. Investimos mais de R$ 100 milhões só em tecnologia da informação", prossegue João, destacando outros investimentos em Juazeirinho, como a implantação do Detran e da Casa da Cidadania. 

A prefeita de Juazeirinho, Ana Virgínia Matias (Avante), agradeceu ao governador os investimentos do Governo do Estado no município.

"É um dia muito importante para o nosso município, um novo ciclo que se inicia com a chegada da 23ª Aisp. Quero parabenizar o governador João Azevêdo pelo excelente trabalho. Vemos obras em todos os lugares da Paraíba", disse. 

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Nunes, ressalta a importância da 23ª Aisp para Juazeirinho.

"É um momento extremamente importante para Juazeirinho, para os outros municípios que serão beneficiados com essa estrutura de segurança, é importante para a Secretaria de Segurança. Essa iniciativa do governador João Azevêdo faz com que os centros de decisão e de resposta da Segurança Pública bem mais próximos da população", lembra. 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares, Marcelo Araújo, afirma que a chegada da 23ª Aisp a Juazeirinho marca os 105 anos da corporação, comemorados hoje.

"A chegada do Corpo de Bombeiros a essa região traz não apenas segurança, mas uma série de projetos que temos com jovens, no aspecto de vistorias e fiscalização, também importante. É uma ação muito importante do governador João Azevêdo na redução do tempo-resposta quando a população precisar", ressalta.

A CIBM será comandada pelo capitão Igor Lacerda, e conta um efetivo de 16 militares e com três viaturas, que vão atuar em incêndios, busca e salvamento.

"Essa expansão não só do Corpo de Bombeiros, mas de todas as forças de segurança é muito importante para oferecer mais segurança à população. O tempo-resposta é primordial para salvar vidas", acrescenta.

A 23ª Delegacia Seccional foi outra grande conquista da população de Juazeirinho e de mais 10 municípios trazida pela Aisp, como explicou a delegada seccional Mairam Moura.

"Eram três seccionais avulsas que atendiam à região daqui: Esperança, Picuí e Teixeira. Com isso, a população não vai mais precisar se deslocar, nem os outros municípios vão ficar desguarnecidos", comenta.  

A sede da 8ª CIPM, também integrantes da Aisp, é o resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o município de Juazeirinho, que cedeu e reformou o imóvel que, após ampliação, passou a contar com 20 cômodos: alojamentos, seção administrativa, sala de aula, refeitório, entre outros, além de estacionamento.

A 8ª CIPM será comandada pelo major Josimá Batista dos Santos.

Outra parceria firmada pelo Governo do Estado com o Ministério Público do Trabalho permitiu a 8ª CIPM receber R$ 230 mil em investimentos em mobília, computadores, impressoras, televisores e câmeras de vídeo. Estão lotados na CIPM cem policiais, que têm à disposição 13 viaturas para atender à população.

População mais segura

A solenidade de entrega da 23ª Área Integrada de Segurança Pública foi comemorada pela população de Juazeirinho e região.

A cozinheira Katiane de Souza, de 41 anos, conta a aflição que passou há cerca de quatro anos, quando o filho teve uma crise convulsiva.

"Na época, eu chamei o Samu, que demorou muito. Claro que se tivesse o Corpo de Bombeiros aqui o meu filho teria sido socorrido bem mais rápido", disse. 

O funcionário público Jaelson de Souza também comemora a chegada das forças de segurança a Juazeirinho e região.

"Sem dúvidas, a gente fica bem mais tranquilo. Antes, a gente vivia uma situação que, se tivesse um incêndio, a gente mesmo teria de resolver", conclui. 

A solenidade de entrega da 23ª Aisp foi prestigiada pelos deputados estaduais Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); Wilson Filho, João Gonçalves, Pollyanna Dutra, assim como pelos prefeitos João Batista (Barra de São Miguel); Tiago Castro (Cabaceiras); além de outras lideranças políticas da região.

Auxiliares do Governo do Estado, a exemplo do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca; o secretário de Estado da Infraestrutura, Deusdete Queiroga, e o secretário da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira, também estiveram presentes. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.