18°C 29°C
Campina Grande, PB
Publicidade

Exposição retrata personagens do São João de Campina na quarentena e agora no retorno das festas juninas

Todas as fotos são acompanhadas por poemas do poeta cordelista Lima Filho

11/06/2022 às 09h44 Atualizada em 11/06/2022 às 09h45
Por: Heleno Lima
Compartilhe:
Exposição retrata personagens do São João de Campina na quarentena e agora no retorno das festas juninas

A exposição ‘Recolorindo a Tradição’ já está no ar. Após dois anos de quarentena, o trabalho traz as cores do São João com o retorno das festas juninas. As fotos, de autoria do fotógrafo e publicitário Emanuel Tadeu, podem ser conferidas AQUI
 
O trabalho retrata em cores personagens do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, dando continuidade à exposição ‘O Descolorir da Tradição – Sonhos em Quarentena’, que no primeiro ano de pandemia mostrou em preto e branco a rotina de profissionais que atuam para que a festa junina seja realidade.

Continua após a publicidade

Todas as fotos são acompanhadas por poemas do poeta cordelista Lima Filho.
 
“Após dois anos descolorindo a tradição e tendo nossos sonhos e cores em quarentena, a magia está de volta. As personagens da maior festa junina voltaram à cena, cheias de cores, alegria e sons, protagonizando o recolorir do São João”, explica o fotógrafo.
 
Com a exposição ‘O Descolorir da Tradição – Sonhos em Quarentena’, Emanuel Tadeu recebeu o Prêmio Amelinha Theorga, que tem incentivo da Lei Aldir Blanc.

A exposição foi realizada de forma virtual durante o mês de junho e retratou como estavam as personagens que fazem parte do São João de Campina Grande, suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
 
Emanuel Tadeu é um dos principais fotógrafos do São João de Campina Grande.

Seus trabalhos correram o mundo, estamparam jornais, portais e até material didático.
 
“Estou muito feliz, pois agora pude voltar a  fotografar o brilho intenso, as cores vivas da festa. Foi bom reencontrar as personagens do São João e retratar a alegria, as cores e a magia da volta da festa junina. No meu coração sempre cultivava a esperança desse retorno, da volta das cores e dos sorrisos”, afirma.

 
Autores da exposição

Emanuel Tadeu da Silva tem 27 anos e é natural de Campina Grande.

Ele é graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda e atua como fotógrafo há seis anos.

Nos últimos cinco anos fotografou o Maior do São João do Mundo e teve fotos publicadas em veículos nacionais e internacionais.

Emanuel costuma fotografar o cotidiano de Campina com muita sensibilidade, a exemplo do registro das ruas da cidade vazias em período de pandemia.
 
Lima Filho é natural de Campina Grande.

É produtor cultural, compositor e poeta cordelista e realiza trabalho com cordéis personalizados e apresentação de eventos em cordéis com seu personagem Virgulima de Campina.

Ele é produtor dos festivais de quadrilhas juninas de Campina Grande, Produtor do Quadrilhando e Por do Sol Cultural.

Também desenvolve um trabalho artístico no Coletivo Cordel Paraíba com músicas e poesias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.