18°C 26°C
Campina Grande, PB
Publicidade

Opera Paraíba realiza 622 cirurgias em Picuí, Santa Luzia, Taperoá e mais 8 cidades neste final de semana

Foram mais de 10 especialidades médicas

21/05/2024 às 21h59 Atualizada em 23/05/2024 às 16h57
Por: Heleno Lima
Compartilhe:
Opera Paraíba realiza 622 cirurgias em Picuí, Santa Luzia, Taperoá e mais 8 cidades neste final de semana

O programa Opera Paraíba esteve nesse último fim de semana em 11 cidades de todas as regiões do Estado, realizando cirurgias em mais de 10 especialidades médicas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ao todo foram feitos 622 procedimentos. Implantado em 2019 pelo Governo da Paraíba, o programa tem garantido o acesso às cirurgias eletivas de forma mais rápida e com grande capacidade de atendimento em todo estado, de maneira regionalizada.

As cirurgias gerais desse final de semana beneficiaram 90 pacientes e aconteceram nas cidades de Santa Luzia, João Pessoa, Pombal e Belém.

Em Picuí, Santa Luzia e Patos, 45 mulheres foram beneficiadas com cirurgias ginecológicas.

As 383 cirurgias oftalmológicas (catarata e pterígio) aconteceram em Monteiro e Campina Grande, onde também foram feitos procedimentos vasculares, de ortopedia e urologia.

Em Pombal e Taperoá foi dado início às cirurgias ortopédicas (joelho, quadril, ombro e punho).

Em Solânea, foram realizadas cirurgias de urologia e pequenas cirurgias; em Itabaiana, os procedimentos realizados foram de pediatria; e as cirurgias de proctologia foram executadas em João Pessoa.

O comerciante Harley Lima, da cidade de Juru, fez cirurgia de joelho no Hospital de Taperoá e elogiou o programa.

“Eu sofri a lesão no joelho em setembro, e pra mim foi uma boa surpresa saber que existe o programa, que tá funcionando e oferecendo saúde pública de qualidade e atendimento humanizado,” destaca.

A professora Damara Lima, de 35 anos, mora em São José do Sabugi, e foi beneficiada com uma cirurgia de retirada da vesícula no Hospital de Santa Luzia. Para ela, fazer o procedimento perto de casa foi positivo.

“Eu achei muito bom poder fazer a cirurgia aqui em Santa Luzia, que é mais próximo, e eu sempre quis ser atendida aqui no Hospital de Santa Luzia, para não precisar ir até João Pessoa”, comemora.

Para ter acesso ao serviço, o paciente passa por consulta médica nas unidades básicas de saúde, e com o encaminhamento dá entrada via secretaria municipal de saúde para as consultas estaduais, ou caso já esteja apto, por meio do site do Opera Paraíba no endereço operaparaiba.pb.gov.br.

Foto

Foto

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.