16°C 23°C
Campina Grande, PB
Publicidade

Governo da Paraíba lança projeto PraCiência e fomenta a divulgação científica no Estado

O PraCiência é um projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior

26/06/2024 às 14h33 Atualizada em 26/06/2024 às 14h34
Por: Heleno Lima
Compartilhe:
Governo da Paraíba lança projeto PraCiência e fomenta a divulgação científica no Estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), promove durante os meses de julho e agosto o projeto PraCiência, com o objetivo de fomentar a divulgação científica para estudantes e professores do Ensino Básico e o público geral.

Continua após a publicidade
Anúncio

O projeto, fomentado por uma chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia, Ciência e Inovação (MCTI), vai trabalhar duas temáticas: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” e “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, sendo realizado em duas modalidades: PraCiência na Praça e LAB.

O PraCiência é um projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior focado em divulgação científica para o ensino básico e para o público em geral.

O projeto está dividido em dois momentos: PraCiência LAB, com visitas aos laboratórios, e PraCiência na Praça, com exposição de atividades científicas. Fomentado por uma chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia, Ciência e Inovação (MCTI), o projeto será pautado por dois temas principais.

O primeiro, Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável; o segundo, Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais, levanta a pauta da rica fauna e flora do nordeste brasileiro, e como a educação científica permite a coexistência harmoniosa com nosso meio ambiente.

Os parceiros envolvidos no projeto PraCiência são: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Monumento Natural do Vale dos Dinossauros.

PraCiência na Praça - exposição pública de atividades voltadas à Ciência, a fim de despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes e da sociedade sobre os biomas da Paraíba, sua diversidade, valoração e restauração.

A exposição é aberta ao público em geral e acontece entre os dias 28 e 30 de julho, das 8h às 17h, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.

A exposição tem o intuito de discutir a riqueza da fauna e da flora nordestina e como a educação científica pode promover a conservação e a restauração ambiental concomitantemente à produção sustentável.

PraCiência LAB - visitas mediadas a museus, laboratórios e espaços de divulgação científica, com o objetivo de ressaltar a importância da educação de base para o desenvolvimento da Ciência e da Sustentabilidade Socioambiental.

As visitas acontecem de julho a agosto, em sete polos da Paraíba, e são destinadas a grupos escolares, de professores, pesquisadores e/ou profissionais da área do Meio Ambiente.

As visitas são realizadas por agendamento pelo professor responsável do grupo no formulário online AQUI

Os polos estão distribuídos nos municípios de Areia, Campina Grande, João Pessoa, Patos, Rio Tinto, Sousa e Sumé. Confira abaixo os espaços de visitação em cada polo:

Vale dos Dinossauros (Sousa)

Nova Exposição do Vale dos Dinossauros

UFCG (Patos)

Laboratório de Ecologia e Interação de Insetos

Laboratório de Zoologia

Laboratório de Répteis e Anfíbios do UFCG

Museu de Solos

Laboratório de Pesquisa em Ensino, Zoologia e Conservação 

UFCG (Sumé)

Laboratório de Ecologia e Botânica, Viveiro e Área Experimental 

UEPB (Campina Grande)

Museu de História Natural

UFPB (Areia)

Laboratório de Paleontologia e Evolução

Setor de Biologia Animal

UFPB (Rio Tinto)

Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento

Laboratório de Ecologia Animal

UFPB (João Pessoa)

Casa da Ciência

Museu de Ciências Morfológicas

Coleção de Répteis e Anfíbios

Coleção de Mamíferos

PET Física

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.