19°C 26°C
Campina Grande, PB
Publicidade

Mais de 600 cirurgias são realizadas em Monteiro, Picuí, Taperoá e mais 9 cidades através do Opera Paraíba nesse último final de semana

Para ter acesso ao serviço, o paciente passa por consulta médica nas unidades básicas de saúde

15/07/2024 às 21h47 Atualizada em 16/07/2024 às 18h59
Por: Heleno Lima
Compartilhe:
Mais de 600 cirurgias são realizadas em Monteiro, Picuí, Taperoá e mais 9 cidades através do Opera Paraíba nesse último final de semana

O programa Opera Paraíba esteve, nesse último fim de semana, em 12 cidades de todas as regiões, realizando 626 cirurgias em 10 especialidades médicas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Implantado em 2019 pelo Governo da Paraíba, o programa tem garantido o acesso às cirurgias eletivas de forma mais rápida e com grande capacidade de atendimento em todo Estado, de maneira regionalizada.
 
As cirurgias gerais beneficiaram 69 pacientes e aconteceram nas cidades de Monteiro, Pombal, Itabaiana, Belém e João Pessoa.

Continua após a publicidade
Anúncio

FotoTambém em Pombal, Monteiro e Patos, 38 mulheres foram beneficiadas com cirurgias ginecológicas.

As 368 cirurgias oftalmológicas (catarata e pterígio) aconteceram em Cajazeiras e Pombal. Quatro cirurgias vasculares foram feitas em João Pessoa.

Em Campina Grande e João Pessoa, aconteceram 102 intervenções de otorrino.

Em Taperoá, Pombal e Picuí foram 22 cirurgias ortopédicas.

Em Guarabira, 10 pacientes se beneficiaram com cirurgias pediátricas. Já em Solânea, foram realizadas quatro cirurgias de mastologia e uma pequena cirurgia aconteceu em Belém.

FotoO adolescente Miguel Arcanjo, de 16 anos, é da cidade de Patos e fez cirurgia de adenoide no Hospital de Clínicas. A mãe dele, Laura Marusca, falou sobre a facilidade de conseguir a cirurgia após a implantação do Opera Paraíba.

“Na realidade esse Opera Paraíba traz hoje em dia uma coisa muito boa que é o acesso, porque a gente se direciona à unidade de saúde de nossa cidade, pedimos o encaminhamento e graças a Deus estamos aqui. Essa cirurgia vai mudar muito a vida dele”, enfatiza.

FotoA dona de casa Maria de Fátima fez cirurgia de catarata no Hospital Regional de Cajazeiras e espera poder voltar a escrever.

“Desde quando começou esse problema na minha vista, eu não consigo assinar meu nome, saiu tudo troncho, não vejo nada direito. Aí agora eu espero que isso mude”, disse esperançosa .
 
Para ter acesso ao serviço, o paciente passa por consulta médica nas unidades básicas de saúde, e com o encaminhamento dá entrada via secretaria municipal de saúde para as consultas estaduais, ou caso já esteja apto, por meio do site do Opera Paraíba no endereço operaparaiba.pb.gov.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.