Com o propósito de unir forças para a formação de um movimento em torno da perenização do Rio Taperoá, através das águas da transposição do Rio São Francisco, a Câmara Municipal de Cabaceiras, no Cariri paraibano, promoveu na tarde desta sexta-feira (19), uma audiência pública com as presenças de diversas lideranças políticas da região, dentre as quais, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), e o deputado Estadual, Dr Romualdo Quirino (MDB).
Ao fazer uso da palavra, o chefe do parlamento Municipal, afirma que é necessário haver uma grande mobilização da classe política e da sociedade civil no sentido de sensibilizar o Governo Federal para viabilizar a tão sonhada obra.
Adriano pondera que o País tem uma enorme dívida para com o Nordeste, e lembr que, dos 39 presidentes do Brasil, 33 foram do Sul/Sudeste, dando prioridade à liberação de recursos àquelas regiões.
“Está na hora da gente iniciar uma luta; uma luta grande. Uma luta em busca do que eu chamo de justiça orçamentária, onde possamos fazer valer os nossos direitos enquanto cidadão brasileiro, enquanto nordestino; para que o dinheiro do Brasil seja dividido de maneira honesta, transparente, e acima de tudo, justa”, pontua.
O pocinhense conclui dizendo que o “Nordeste sempre ficou com os restos orçamentários”.
A proposta de perenização do Rio Taperoá, com as águas da Transposição do Rio São Francisco, visa a interligação dos rios Paraíba e Taperoá, através de uma tomada de água no município de Monteiro.
Há também um projeto de chegada da água ao Rio Taperoá através da Adutora do Pajeú, via Serra do Teixeira.
Diversos municípios, principalmente os banhados pelo Rio Taperoá, serão beneficiados com a sua perenização, a exemplo de Livramento, Taperoá, Santo André, Parari, São João do Cariri e Cabaceiras.
Porem é preciso lembrar que a imensa maioria desses municípios despejam esgoto sem tratamento direto dentro do leito dos rios Taperoá e Paraíba.
Portanto, para que se faça a perenização, necessário se faz primeiro um trabalho urgente de esgotamento sanitário nessas cidades, objetivando tratar o esgoto.