Um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL) junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revela que 469 consumidores residentes em Campina Grande, saíram da lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, no último mês de julho, resultando na recuperação de R$ 663.210,63, que foram reintegrados à economia local.
Os dados do principal indicador de inadimplência do Brasil, revelam que o principal motivo para a regularização dos devedores foi o pagamento integral dos valores devidos, representando 47,91% do total recuperado.
Outros fatores importantes foram, a atualização de dados, que contribuiu com 25,02%, e a renegociação das dívidas, que representou 18,07%.
Embora o valor das dívidas dos negativados na cidade nos últimos cinco anos seja expressivo, somando um total de 21.758 pessoas, os dados recentes indicam celeridade na quitação das pendências.
Entre os consumidores que conseguiram limpar seus nomes no cadastro do SPC, 41,91% tiveram sua situação regularizada em até 30 dias, e 58,09% foram retirados da lista de maus pagadores em até 60 dias.
O presidente da CDL-CG, Eliézio Bezerra, comenta os números.
“A redução na inadimplência é um reflexo do esforço coletivo para regularizar as dívidas, como o programa Desenrola Brasil. Estamos otimistas de que essa tendência continue e contribua para um comércio mais dinâmico em nossa cidade”, afirma.
O cenário positivo observado em julho reforça a expectativa de que a redução no número de inadimplentes continue ao longo do ano.
O avanço na recuperação de crédito não apenas alivia as finanças, mas também reflete uma melhora geral na saúde econômica da Rainha da Borborema.