A Polícia Militar da Paraíba tem passado por uma nova fase nas ações de saúde para a tropa, e qualificação dos policiais para o resguarde da vida.
Nesta quinta-feira (14), diversas unidades operacionais da PM receberam 50 desfibriladores externos automáticos (DEA), que poderão ser utilizados em primeiros socorros.
Os dispositivos representam cerca de R$ 500 mil em investimentos, e foram entregues após capacitação ministrada pela empresa fornecedora do produto para 100 policiais de diversas unidades operacionais.
A ocasião foi acompanhada pelo próprio comandante-geral da PM, o coronel Sérgio Fonseca, que destaca os investimentos e o foco da gestão nas vidas dos policiais.
“Como o governador João Azevêdo sempre diz: gestão é cuidar de pessoas, de vidas. Esses desfibriladores serão essenciais porque cada quartel da Polícia Militar terá um aparelho, com policiais capacitados, em uma ação que deve continuar. O aparelho é moderno, é o mesmo utilizado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e de fácil utilização caso seja necessário usar”, pondera o coronel.
“Até porquê a missão principal da Polícia Militar é servir e proteger. E esse servir é exatamente isso: salvar a vida de pessoas, seja dos civis ou dos nossos próprios policiais militares”, reforça o comandante.
A ação desta quinta-feira foi realizada pela Diretoria de Saúde e Assistência Social (DSAS), no Quartel do Comando Geral da PM, em Cabedelo.
“O foco dessa capacitação e da entrega dos aparelhos é de justamente instruir o policial para uma resposta rápida e emergências médicas, potencializando o salvamento de vidas durante operações policiais, ou nas unidades operacionais”, disse o tenente-coronel Jales, diretor administrativo da DSAS.
Entre outros usos, o aparelho terá utilidade em casos de parada cardiorrespiratória.
Outras ações: As ações de saúde da PMPB estão fortalecidas.
Na semana passada, o comando da PM inaugurou a nova se da DSAS, em um espaço ainda mais adequado para o atendimento da tropa e outras ações de saúde para o efetivo.
A Diretoria está localizada no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, próximo ao Espaço Cultural.