19°C 31°C
Campina Grande, PB
Publicidade

Em Lucena, agricultores familiares são treinados pela Empaer para reaproveitamento de alimentos

A capacitação com carga horária de 24 horas foi ministrado pela extensionista social Jacileide Andrade Vieira

29/11/2024 às 15h58 Atualizada em 02/12/2024 às 11h02
Por: Heleno Lima
Compartilhe:
Em Lucena, agricultores familiares são treinados pela Empaer para reaproveitamento de alimentos

O reaproveitamento de frutas existentes na região para a produção de bolos e doces foi o principal objetivo do curso realizado nesta semana pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), para os agricultores familiares do Assentamento Outeiro de Miranda, em Lucena.

Continua após a publicidade
Anúncio

O curso, denominado “Capacitação em segurança alimentar e nutricional em transformação e aproveitamento de alimentos”, foi encerrado nessa quarta-feira (27) com a degustação dos produtos.

FotoIniciado na segunda-feira (25), o treinamento com carga horária de 24 horas foi ministrado pela extensionista social da Empaer Jacileide Andrade Vieira, auxiliada pela extensionista Keyla Deiniger, e buscou promover conhecimentos em relação a todos os aspectos de higiene para a preparação dos alimentos, a partir da produção à comercialização. 

“Muitas vezes, essas pessoas conhecem, mas não colocam em prática as legislações existentes para a produção e comercialização dos produtos. Por isso, a importância desses cursos realizados pela Empaer”, menciona Jacileide.  

Foto

Durante o evento houve também a prática do reaproveitamento dos alimentos, que são produzidos através das frutas encontradas na localidade, como manga, caju, coco, jaca, além de turbérculos, raízes, entre outros.  

As receitas são fornecidas pela Empaer, dentre elas estão: bolos de coco, de macaxeira, de banana, de batata doce, de jerimum, além de geleias e licores. 

FotoOs alimentos produzidos serão fornecidos aos programas institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além da feira da agricultura familiar que está em fase de organização para a implantação no assentamento.

O envolvimento da população junto a essas práticas viabiliza a multiplicação da educação alimentar atrelada a uma qualidade de vida dos consumidores e produtores.

FotoO encerramento do evento foi prestigiado por agricultores, extensionistas, e autoridades municipais, como a secretária de Desenvolvimento Econômico, Jesarela Freire; o secretário de Educação, Ângela Valquiria; secretário de Turismo, Gerson Júnior; secretária de Agricultura,  Ana Lúcia, o coordenador da Nutrição Escolar, Cláudio Santos, além da nutricionista Kaline Arruda. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.