O CHUPA CABRA apurou nos bastidores da política da cidade de Montadas, que há grandes chances de o vereador, Helium Luiz da Silva (PSDB), se tornar presidente da Câmara Municipal para o biênio 205/26 em um acordo com o novo prefeito a partir de 1° de janeiro 2025, Romero Martins (PSD).
Pelas informações apuradas, ao menos dois vereadores da oposição, já teriam fechado um acordo com RM.
No entanto, apenas o nome de Helium foi vazado, sendo que o novo prefeito estaria guardando o outro nome como segredo de Estado e só será conhecido da população na próxima quarta-feira (1°/1).
O grupo comandado pelo atual prefeito, Jonas de Souza, elegeu seis vereadores, ao passo que RM conseguiu eleger apenas três parlamentares.
O CHUPA CABRA apurou ainda que outros nomes foram cogitados para a presidência da Câmara com as bençãos de RM, a exemplo de Marcos Justino (MDB).
No entanto, o novo prefeito teria vetado o nome de Marcos por falta de afinidade entre ambos.
Reuniões para tentar reverter o estrago
Ao saber das articulações para desmanchar o grupo da agora oposição, o atual prefeito teria entrado no jogo e marcado duas reuniões com os vereadores eleitos pelo seu grupo.
Mas o estrago já foi feito e, dificilmente, Jonas vai conseguir dissuadir alguns vereadores de se juntarem com RM e prestarem apoio ao seu Governo.
Rejeição também do outro lado
De acordo com CHUPA CABRA, a ideia de trazer alguns vereadores do grupo antagonista para fazer a presidência do legislativo, também teria provocado burburinhos e protesto entre os aliados.
Entre eles, o vereador Valdez Freire (Progressistas), que não engole o nome de Helium para presidente.
Inclusive, Valdez chegou a repelir alguns amigos que tentaram lhe convencer de votar em Helium para ajudar o prefeito.
Apesar de ter ficado irritado em um primeiro momento, Valdez teria voltado atrás e se conformado com a ideia.
Uma fonte da extrema confiança do novo prefeito, disse que vereadores eleitos pelo grupo de Jonas, estariam se oferecendo a RM para apoiar o seu Governo a partir de quarta-feira.
"RM puxou dois vereadores para a sua base. Só não puxou mais porque não quis. Todos se oferecendo. Kkk (sic)".
Agora é aguardar o desfecho desse história e se Helium será mesmo o novo presidente da Câmara de Montadas, ou se alguma novidade surgirá até quarta-feira...