20°C 27°C
Campina Grande, PB
Publicidade

Paraíba terá rede de viveiros de mudas para arborização urbana e recuperação de áreas degradadas nas cidades

O projeto está em fase de implantação e vai atender pequenos produtores de todo o Estado

17/02/2025 às 22h14 Atualizada em 18/02/2025 às 22h52
Por: Heleno Lima
Compartilhe:
Paraíba terá rede de viveiros de mudas para arborização urbana e recuperação de áreas degradadas nas cidades

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), vai criar uma rede de viveiros de mudas para fomentar a agricultura familiar e garantir a produção de espécies para a recuperação de áreas degradadas e arborização urbana nos municípios paraibanos.

Continua após a publicidade
Anúncio

O projeto está em fase de implantação e vai atender pequenos produtores de todo o Estado. 

“Essa é uma iniciativa que se inspira no PAA - o Programa de Aquisição de Alimentos, onde poder público compra itens alimentícios dos agricultores familiares. No nosso caso, nós vamos comprar mudas de árvores desses produtores e disponibilizar para projetos de arborização das Prefeituras de todo estado, respeitando as espécies nativas de cada região”, explica a secretária Rafaela Camaraense.  

Desse modo, ela conta que o projeto vai atuar em duas frentes: no incentivo à economia local, com um modelo sustentável, e na melhoraria da qualidade ambiental das cidades, reduzindo ilhas de calor e aumentando a cobertura vegetal.

“Além disso, também vamos utilizar essas mudas para o plantio nas áreas onde funcionavam os lixões. Com a nova legislação, que extinguiu esses locais e impôs às Prefeituras a recuperação das áreas, muitos prefeitos têm nos procurado pedindo ajuda para plantar essas árvores, porque não possuem mudas suficientes e ou que sejam compatíveis com sua região. Nós queremos ser parceiros dos municípios e oferecer as mudas para que a recuperação desses espaços degradados aconteça”, ressalta. 

Outros locais com degradação ambiental também podem receber as mudas, como os trechos de matas ciliares dos rios ou mesmo reservas que tenham sofrido desmatamento. 

“Esse projeto busca melhorar a qualidade ambiental em nossos municípios, reduzindo ilhas de calor e aumentando a cobertura vegetal, tudo isso, com uma atividade financeira sustentável para as famílias que vivem da agricultura”, frisa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.