20°C 27°C
Campina Grande, PB
Publicidade

TCE-PB acata denúncia contra prefeito de Conceição por contratação excessiva de servidores por excepcional interesse público

O relator do caso, conselheiro Nominado Diniz, disse que desrespeito a alertas do TCE-PB pode terminar em processos nas justiças comum e Eleitoral

13/03/2025 às 18h59 Atualizada em 14/03/2025 às 22h04
Por: Heleno Lima Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Samuel Soares Lavor de Lacerda, prefeito de Conceição
Samuel Soares Lavor de Lacerda, prefeito de Conceição

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba decidiu, na manhã desta quinta-feira (13), pela procedência de denúncia contra o prefeito de Conceição, Samuel Soares Lavor de Lacerda (SD), em razão da contratação excessiva de servidores municipais por excepcional interesse público.

Continua após a publicidade
Anúncio

Relator do processo, o conselheiro Nominando Diniz recebeu o cumprimento dos seus pares ao determinar o encaminhamento dos autos processuais ao Ministério Público Comum e, ainda, ao Ministério Público com atuação na Justiça Eleitoral, neste caso, para fins de inelegibilidade.

Este voto inaugura procedimento novo no TC paraibano relacionado a desatenções com a emissão de “alertas” aos jurisdicionados.

O gestor de Conceição fora alertado, no Processo de Acompanhamento da Gestão, a fim de adotar medidas para a correção do problema.

Ao fim do exercício de 2024, porém, o número de servidores temporários alcançou o percentual de 61,63% dos efetivos, segundo consta do processo.

“Mesmo após o alerta emitido em 11/06/2024 o quantitativo dessas contratações aumentou, como informado pela auditoria”, observa o conselheiro Nominando Diniz.

“Em recente julgado no Tribunal Superior Eleitoral, firmou-se o entendimento de que o descumprimento reiterado a alertas emitidos pelos Tribunais de Contas configura ato doloso específico, com reflexos na seara Eleitoral”, complementa.

Foto
O conselheiro Nominado Diniz é o relator do processo

Mesmo citado para apresentação de defesa o prefeito Samuel Lacerda não se manifestou no prazo regimental.

O conselheiro Nominando Diniz fundamentou seu voto em decisão do TSE tomada conforme voto do ministro Ricardo Lewandowski em processo relacionado ao município de Bananeiras, com trânsito em julgado em 16 de maio de 2024. (Processo 06003296820226150000).

Convidado ao VI Congresso Internacional de Controle e Luta contra a Corrupção, que ocorrerá na Espanha de 24 a 28 de março, sob os auspícios da Universidade de Salamanca, o conselheiro Nominando Diniz tratará ali, também, deste assunto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.