Confira uma análise sobre possíveis nomes para disputar a Prefeitura de Santo André em 2028
Apesar de parecer distante, nos bastidores já se estudam a viabilidade de alguns prováveis pré candidatos tanto da situação quanto da oposição
05/04/2025 às 14h16Atualizada em 06/04/2025 às 22h52
Por: Heleno Lima
Compartilhe:
Com a reeleição de Edglei em 6 de outubro de 2024 para continuar a frente da Prefeitura de Santo André, no Cariri paraibano, por mais quatro anos, agora as articulações é para a escolha do nome que irá sucedê-lo em 2028.
E, nessa toada, algumas lideranças têm sido lembradas pela população como prováveis postulantes ao cargo.
Rodrigo Camilo
Em primeiro lugar, deve ser destacado o vice-prefeito, Rodrigo Camilo, pois em qualquer pleito, essa liderança sempre tem seu nome lembrado para suceder o titular.
Rodrigo Camilo é o atual vice-prefeito
Rodrigo já foi vereador na legislatura passada e, na Câmara, conseguiu articular junto aos seus pares nos bastidores para que o seu nome fosse o escolhido para a composição da chapa majoritária.
Resta saber se ele terá força política suficiente para conseguir ser alçado à cabeça da chapa da situação daqui há quatro anos.
Rosenildo Alves
Um dos destaques da situação, é o vereador mais votado no último pleito, Rosenildo Alves, considerado um político moderado e com trânsito livre no seio da sociedade santoandreense.
Nildo também é bastante experiente na gestão pública, tendo sido por muito tempo secretário de finanças e de saúde, tanto nos governos da ex-prefeita, Silvana Marinho (2013 - 2020), quanto com Edglei.
Rosenildo Alves é o vereador mais votado da atual legislatura
Inclusive, especula-se nos bastidores, que Nildo deve se licenciar da vereança e assumir novamente a secretaria de finanças.
Continua após a publicidade
Justiça seja feita, ele é um dos nomes mais lembrados pelo eleitor, pois é simples, atencioso e de fino trato com as pessoas, o que tem sido seu diferencial.
Portanto, ele é um dos nomes considerado para as disputas de 2028, que ainda está longe, mas que ninguém quer perder de vista.
Leandro da Oficina
Como presidente atual da Câmara Municipal, Leandro da Oficina (MDB) também está na bolsa de apostas e seu nome é constantemente ventilado para a sucessão de Edglei.
Leandro é um político que tem demonstrado ser independente e, por isso, seus seguidores o querem na Prefeitura dando as cartas.
Leandro da Oficina, atual presidente da Câmara
Mas é sabido e notório que é preciso muito mais do que isso para se cacifar perante o eleitorado do município e ser escolhido como o nome do grupo.
Porem pela sua história e o prestígio que vem adquirido, o chefe do poder legislativo é um nome a ser considerado para as disputas de 2028.
Dr João Batista
E, por fim, ainda no campo da situação, tem o nome do vereador, Dr João Batista Sales Norberto (Progressistas).
João Batista começou muito cedo na política e já tem quatro mandatos como vereador.
Dr João Batista, vereador e advogado
Ele é professor da rede Estadual de ensino e, recentemente, se formou como bacharel em direito, tendo se tornado advogado ao ser aprovado no 42° exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Continua após a publicidade
Foi eleito de forma antecipada como presidente da Câmara para o biênio 2027/28 e também tem o nome especulado para disputar a Prefeitura de Santo André em 2028.
Silvana Marinho
Quem também pode figurar como uma provável pré candidata à prefeita mas próximas eleições municipais é Silvana Marinho.
Prefeita de Santo André de 2013 a maior de 2020, Silvana é filha do médico e ex-prefeito santoandreense, Marinho Herculano Irmão (2001 - 2008).
Silvana e o seu pai, Marinho Herculano. Juntos, governaram Santo André por quase 16 anos
Aliás, seu pai diz a boca miúda nos quatro cantos do município, que a filha é pré candidata.
Ela não pôde concluir o seu segundo mandato porque em maio de 2020 foi afastada do cargo pelo Tribunal de justiça da Paraíba (TJPB) e, em seu lugar, assumiu o vice-prefeito, Arimatéa Porto, que concluiu o mandato até 31 de dezembro daquele.
Oposição
Patrícia de Dr Osman
Pela oposição, o nome mais forte até o presente momento é o da ex-candidata a prefeita nas últimas eleições, Patrícia de Dr Osman.
Apesar da derrota para Edglei, ela obteve 893 votos, o que representa 34.67% dos eleitores que foram às urnas em 2024.
Patrícia já foi vereadora, vice-prefeita e, na última eleição, disputou a Prefeitura pela oposição
Ou seja, é um número considerável e que por si só já a coloca como um nome rumo a Prefeitura.
Além disso, Patrícia já foi vereadora e vice-prefeita de Santo André entre 2021 e 2024, tendo experiência política o suficiente para ser lembrada numa possível nova disputa.
Denys e Cheia
Também na oposição, tem ainda a ser considerado, os vereadores, Denys Cavalcante e Cheia de Neguinho, ambos do Republicanos, que podem ser colocados na lista de prováveis pré candidatos a prefeito em 2028.
Denis Cavalcante, vereador atuante pela oposição
Ou seja, são esses nomes a ser considerados numa disputa daqui há quatro anos, porem são apenas especulações, nada impedindo de que a conjuntura seja outra completamente diferente, pois muita água ainda vai correr debaixo da ponte neste intervalo.
Cheia de Neguinho, está no exercício do seu segundo mandato como vereador
E, não custa lembrar, a política é a arte de se tirar coelhos da cartola a todo instante.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.