A Prefeitura de Boa Vista divulgou nesta quinta-feira (10), um balanço dos 100 primeiros dias da gestão do prefeito Fernando Aires.
Em três meses, o município já colhe os frutos de uma administração comprometida com o planejamento, o trabalho e o bem-estar da população e dos servidores.
Entre obras retomadas, novos projetos e o fortalecimento de políticas públicas, a nova gestão acumula muito trabalho em todas as áreas, da educação à saúde, da agricultura à cultura.
De acordo com o prefeito Fernando Aires (Republicanos), o trabalho é direcionado para todas as áreas, mas atenção especial à saúde, educação e empreendedorismo.
“Temos orientado e cobrado toda a equipe a se dedicar com afinco em cada área que tem sob sua responsabilidade, mas nestes primeiros meses demos um fôlego nas principais demandas da população que estão na saúde, educação e empreendedorismo, para que os boa-vistenses tenham serviços de qualidade e maiores oportunidades de emprego e renda para crescerem junto com a cidade”.
Logo no início da gestão, a Prefeitura garantiu a entrega de kits escolares completos e fardamentos para todos os alunos da rede municipal, além de kits e uniformes para os profissionais da educação.
Outro avanço importante foi o reajuste salarial do magistério, reforçando o compromisso com a valorização dos educadores.
A frota escolar também foi reforçada com a aquisição de ônibus 0 km em parceria com o Governo do Estado.
Com prioridade na saúde, a gestão já registra importantes avanços.
As obras da Policlínica Municipal foram retomadas, ampliando a rede de atendimento especializado.
A gestão também implantou o projeto Saúde na Escola, promoveu a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e firmou parceria com o Hospital do Amor para realização de mamografias.
Além disso, estruturou a 4ª equipe do Estratégia Saúde da Família no Sítio Cachoeirinha e concedeu reajuste salarial aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
Na cultura, o Carnaval Tradição de Boa Vista voltou a brilhar com apoio da gestão, que também inovou ao realizar o 1º Concurso de Papangus, valorizando a cultura popular e movimentando a economia local.
O turismo ganha impulso.
Boa Vista foi inscrita e em breve passará a integrar oficialmente o Mapa da Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo.
A gestão também está garantindo acesso ao crédito do programa Empreender-PB para produtores rurais, mulheres e jovens empreendedores.
Artesãos locais foram qualificados para obter a carteira Nacional, passo essencial para participação em feiras e eventos em todo o Brasil.
Nos primeiros meses do ano, mais de 320 pedidos de abastecimento de água foram atendidos pela Secretaria de Serviços Rurais e serviços como corte de terra com trator atenderam mais de 300 produtores em janeiro e fevereiro.
Além do incentivo à adoção de ordenhas mecânicas, estão em andamento as ações para implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), valorizando a produção local.
Através do projeto “Amigos da Natureza”, Boa Vista firmou o compromisso de plantar 800 árvores por ano e a Prefeitura realizou a ampliação da barragem do Salgado.
A cidade conquistou 50 novas casas populares através do programa Minha Casa, Minha Vida, e a gestão executou centenas de intervenções em vias urbanas e estradas vicinais, com limpeza, retirada de barreiras e recuperação de estradas no campo.
A valorização do funcionalismo público também tem sido destaque, através da realização do 1º Workshop “Administrando com Compromisso e Responsabilidade” e da instituição do calendário anual de pagamento dos servidores.
A Prefeitura também abriu edital para contratação da empresa organizadora do próximo concurso público, previsto para este ano.
Durante o mês de março, a gestão também promoveu ações integradas nas áreas da saúde, educação e assistência social em alusão ao Mês da Mulher, com programação especial e ampliação de atendimentos, além de atendimentos regulares às famílias em situação de vulnerabilidade social, além de eventos voltados a conscientização sobre a segurança do trabalhador.