18°C 26°C
Campina Grande, PB
Publicidade

Com o intuito de oferecer capacitação técnica aos criadores, estudantes e extensionistas rurais, Dia de Campo sobre palma forrageira é realizado em Soledade

O evento aconteceu na última quinta-feira na Estação Experimental da Pendência

18/05/2025 às 01h11 Atualizada em 19/05/2025 às 15h50
Por: Heleno Lima
Compartilhe:
Com o intuito de oferecer capacitação técnica aos criadores, estudantes e extensionistas rurais, Dia de Campo sobre palma forrageira é realizado em Soledade

Aconteceu na última quinta-feira (15) um Dia de Campo sobre Sistema de Produção de Palma Forrageira, na Estação Pendência, no município de Soledade, no Cariri paraibano.

Continua após a publicidade
Anúncio

A proposta foi oferecer capacitação técnica aos criadores, estudantes e extensionistas rurais, por meio de transferência e incorporação de conhecimentos e tecnologias, para inovar os atuais sistemas de produção de caprinos da agricultura familiar, no Cariri, possibilitando consolidar o Arranjo Produtivo Local (APL), com base em resultados experimentais.

Continua após a publicidade
Anúncio

O evento, organizado pela Empaer em colaboração com a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, com apoio financeiro do Banco do Nordeste, e parcerias com a UEPB, UFCG e a Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro (Capribom).

“O evento pretendeu ser um espaço de transferência de conhecimentos e tecnologias que podem transformar os métodos tradicionais da produção, contribuindo para a sustentabilidade e desenvolvimento da agricultura familiar”, comenta o pesquisador Wandrick Hauss de Sousa, coordenador do Dia de Campo.

Foi elaborada uma programação que incluiu abordagens teóricas e práticas, quando os participantes aprenderam sobre as melhores práticas de cultivo de palma forrageira, como também conheceram os resultados experimentais realizados pela equipe de pesquisadores da Empaer.

Foto

 

“A iniciativa visa não apenas melhorar a produtividade local, mas também fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL), promovendo a colaboração entre os produtores e favorecendo a troca de experiências”, afirmou o pesquisador.

A programação começa com o credenciamento a partir das 7h30 e abertura pelo diretor de Pesquisa Agropecuária, Aderval Monteiro Valença Dias, às 8h30.

O secretário executivo da Secretaria da Agricultura Familiar e do Árido, Bivar Duda, destaca a importância do Dia de Campo pela oportunidade que estava sendo dado aos criadores para conhecer as tecnologias de produção de palma o que, em período de longas estiagens, permite aos criadores manter seus rebanhos.

O prefeito de Gurjão José Elias (PSB), disse que o evento traz alternativas para que os criadores possam criar seus rebanhos tendo

“um importante suplemento alimentar” e destaca a parceria com a Empaer que está contribuindo para o crescimento da caprinoovinocultura na região, aquecendo a economia do semiárido paraibano.

Outro parceiro é o Banco do Nordeste, que financiou as pesquisas.

O agente de desenvolvimento do BNB, José Vicente de Melo, afirma que “o banco tem se preocupado a produção de suporte forrageiro dos rebanhos no semiárido, por isso tem apoiando o financiamento de pesquisas, como está fazendo junto a Empaer”.

Como parceira do programa, a UFPB, Campus de Areia, atua com o trabalho de pesquisa e extensão o que tem rendido boa tecnologia e está sendo colocada à disposição dos produtores rurais.

“É um programa de grande relevância”, afirma o professor Edson Mauro.

Para o professor Jacob Souto, vice-prefeito de Patos, o Dia de Campo foi uma oportunidade para criadores, estudantes e empresários participar de um evento que ficará na história da caprinocultura do semiárido. Ele parabenizou a Empaer pela realização do evento.

Também estiveram presentes ao evento, o diretor Administrativo e Financeiro da Empaer, Jailson Lopes, além de pesquisadores, estudantes, extensionistas rurais da Empaer e criadores de vários municípios da região.

A agricultora familiar e criadora de caprinos Telma Januário, do sítio Brocas, de Soledade, afirmou que o Dia de Campo foi interessante para aprender ainda mais sobre a produção de palma.

Foto

 

Em seguida, o Zootecnista e Doutor em Ciência Animal Wandrick Hauss de Sousa apresentou as seis estações onde aconteceram as apresentações.

Na primeira estação, foram conhecidos “os resultados das Unidades Demonstrativas da palma forrageira”, pelo Zootecnista Thiago de Sousa Melo, da Empaer.

Na segunda estação, o Agrônomo Isaias Vitorino Batista de Almeida, da Sedap, abordou os “Genótipos de Palma Forrageira”.

Na terceira estação, o Agroecólogo José Thyago Aires Souza, do Insa, explica sobre “adubação, densidade e formas de plantio para palma forrageira”.

Na quarta estação, o doutor em produção Animal Josimar Torres Gomes, do Senar/RN, fala sobre o tema “suplementação hídrica e uso de bioinsumos na produção de palma forrageira”.

Prosseguindo, na quinta estação, a Engenheira Agrônoma Luciana Cordeiro do Nascimento, da UFPB, abordou o tema sobre “pragas, doenças empalma forrageira” e, encerrando, na sexta estação, a doutora em Zootecnia Juliana Silva de Oliveira, da UFPB, falou o “uso estratégico da utilização de palma forrageira na alimentação de caprinos e ovinos”.

O evento foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada a Sedap.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.