Nesta terça-feira (27), a Prefeitura de Cubati por meio da Secretaria de assistência social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou a 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa.
O evento teve como tema central: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, e reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e pessoas idosas para debater políticas públicas voltadas à promoção da cidadania e da dignidade no envelhecer.
A Conferência teve caráter deliberativo e cumpre etapa obrigatória na construção coletiva das propostas que serão levadas à 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, convocada pelo Decreto Federal nº 12.015/2024.
A presidente do Conselho Municipal de Direitos do Idoso, Danielle Medeiros, frisou a importância da Conferência.
“É motivo de alegria podermos sediar este evento, cujo objetivo é promover a participação social, e trazer como metas a avaliação das políticas públicas municipais voltadas à pessoa idosa, a proposição de ações de equidade e a escolha de delegados(as) que representarão Cubati na etapa estadual, demonstrando que os idosos tenham voz ativa nas decisões que impactam suas vidas”, disse a presidente, Danielle Medeiros.