19°C 26°C
Campina Grande, PB
Publicidade

TJPB vai lançar sistema de peticionamento direto ao Juizado Especial

O novo sistema será apresentado durante a Semana Nacional dos Juizados Especiais, entre os dias 4 e 6 de junho

28/05/2025 às 10h29 Atualizada em 28/05/2025 às 21h50
Por: Heleno Lima Fonte: Assessoria
Compartilhe:
TJPB vai lançar sistema de peticionamento direto ao Juizado Especial

O Tribunal de justiça da Paraíba (TJPB) vai promover o lançamento de um sistema de peticionamento digital direto ao Juizado Especial, voltado ao cidadão.

Continua após a publicidade
Anúncio

O lançamento do novo sistema ocorrerá durante a Semana Nacional dos Juizados Especiais, entre os dias 4 e 6 de junho, a partir das 14 horas, na sede do TJPB, na capital.

Continua após a publicidade
Anúncio

O objetivo, segundo o desembargador João Batista Barbosa, coordenador dos Juizados Especiais é fortalecer o diálogo sobre o acesso à Justiça e valorizar o papel dos Juizados Especiais no sistema judiciário.

Para o coordenador, a Semana dos Juizados é uma oportunidade de reflexão sobre os caminhos de aprimoramento da justiça cidadã, com foco na simplicidade, celeridade e inclusão.

“O novo sistema representa mais um passo em direção à democratização do Judiciário”, disse.

-
Desembargador João Batista

João Batista destaca também que a iniciativa visa facilitar o acesso à Justiça por meio de uma plataforma simples e acessível, especialmente nas causas de menor complexidade.

A programação seguirá nos dias 5 e 6, com mesas de debate sobre os Juizados Especiais Cíveis, da Fazenda Pública, Criminais e as Turmas Recursais, reunindo magistrados(as), estudantes e profissionais que atuam na área.

De acordo com a legislação vigente, o cidadão pode ingressar com ação no Juizado Especial Cível sem advogado em causas de até 20 salários mínimos.

A nova plataforma digital amplia esse direito, permitindo que o próprio cidadão protocole seu pedido diretamente pela internet, sem burocracia.

Por Marcus Vinícius

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.