A juíza Andréia Silva Matos, foi removida pelo critério de merecimento pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) para a Comarca de Soledade, que abarca ainda os municípios de Cubati, Olivedos e São Vicente do Seridó.
Andréia respondia pela Comarca de Boqueirão.
Recentemente, ela sofreu uma tentativa de assalto em uma estrada que dar acesso à cidade de Barra de Santana, no dia 23 do corrente mês.
Seu marido, que é policial Militar, reagiu ao assalto e conseguiu abater dois meliantes, tendo um terceiro empreendido fuga.
A Comarca de Soledade estava sem um juíz titular há bastante tempo e advogados que atua na região estavam cobrando que o TJPB tomasse uma decisão e nomeasse um magistrado.
A subseção da OAB, subseção de Campina Grande, esteve na luta através do seu presidente, Alberto Jorge, em busca de uma solução para a demanda.
De acordo com alguns advogados que atuam diretamente no fórum de Soledade, há um acervo muito grande de processos na Comarca.
Informações extra-oficiais dão conta de que o número de processos na Comarca ultrapassa os 5 mil, e aproximadamente1.500 desses processos dependem de despachos e sentenças.
Esse volume cresce a cada dia, pois são movimentados os processos e protocolados novos, o que significa dizer que a nova magistrada vai ter muito trabalho para colocar tudo em dia e atender com qualidade os jurisdicionados.
A partir da designação da magistrada, advogados já começam a pensar nas melhorias da Comarca juntamente com própria juíza, o promotor, a OAB, TJPB e MPPB, unidos pela melhoria da prestação jurisdicional da região.