18°C 26°C
Campina Grande, PB
Publicidade

Cerca de 100 toneladas de milho são comercializadas na Empasa em João Pessoa

As cidades de Alhandra, Conde, Marcação e Pedras de Fogo concentram a maior parte da produção

16/06/2025 às 23h21 Atualizada em 17/06/2025 às 23h14
Por: Heleno Lima
Compartilhe:
Cerca de 100 toneladas de milho são comercializadas na Empasa em João Pessoa

A expectativa dos comerciantes é que a procura e a oferta de milho verde na Feira do Milho da unidade da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, cresçam nesta semana que antecede o São João.

Continua após a publicidade
Anúncio

Do dia 1º deste mês até domingo (15), já foram comercializadas quase 100 toneladas do produto, sendo que 88% deste total foi proveniente de municípios paraibanos.

Continua após a publicidade
Anúncio

As cidades de Alhandra, Conde, Marcação e Pedras de Fogo concentram a maior parte da produção.

De acordo com Gilmaudo Jacinto de Figueiredo, do Serviço de Informação de Mercado Agrícola (Sima) da Empasa, empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), a expectativa é que o volume de oferta e de vendas de milho cresçam ainda mais.

Foto

“A gente tem a expectativa que esta semana haja um aumento na chegada de milho e na comercialização”, frisa. 

Porém Gilmaudo Jacinto aponta que a produção de milho verde foi afetada pelas chuvas irregulares em todo o Nordeste.

Ele informa que na primeira quinzena de junho do ano passado foram comercializadas 222,1 toneladas de milho verde, contra 96 toneladas no mesmo período deste ano.

“A chuva irregular prejudicou a produção. A Empasa tem recebido milho da própria Paraíba e um pouco da região central do Rio Grande do Norte, mas por esta época era para, também, estar chegando milho de Pernambuco e do Ceará, o que não aconteceu até agora”, frisa.

A mão de milho com 52 espigas é comercializada entre R$ 45 e R$ 50. 

Foto
Os comerciantes da Feira do Milho também esperam uma maior oferta de milho verde esta semana, acompanhada do crescimento das vendas.

Um deles é seu Severino “Bibia” Lima, que negocia milho no período junino há mais de 40 anos.

“As vendas estão boas, a estrutura aqui é nota 10. A expectativa é que esta semana as vendas aumentem ainda mais”, comenta.

Segundo ele, há pouco milho disponível devido à escassez de chuvas.

“A estiagem reduziu a safra e tem até gente de Recife e Campina Grande vindo comprar milho aqui em João Pessoa”, revela.

Outro comerciante da Feira do Milho, Francisco Bezerra, elogia o espaço de comercialização na Empasa e falou sobre a perspectiva de alta nas vendas nesta semana.

“Com a proximidade da véspera e dia de São João, as vendas sempre melhoram. A gente está confiante que isto vai acontecer este ano”, avalia.

Ele compartilhou a queda na oferta do milho devido às chuvas irregulares em muitas áreas produtoras do produto.

“A expectativa é que apareça mais milho para ser comercializado. Certamente a procura vai aumentar e o milho que está vindo ainda é pouco”, disse. 

A consumidora Marília Alves, conta que sempre compra milho no período junino na Empasa.

“Para mim é muito bom porque sempre tem o melhor preço, o milho vem direto do produtor, é mais novo, mais seguro para comprar”, observa.

Ela ressalta que “apesar do preço está mais caro do que no ano passado, não tem como não ter a tradicional comida de milho em casa no São João. A gente diminui a quantidade de espigas que compra, dá um jeito, mas leva o milho”. 

Foto



Cadastramento

Os comerciantes que desejem vender milho verde na Feira de Milho na Empasa podem se cadastrar gratuitamente na portaria da unidade de João Pessoa. Isto autoriza a comercialização do produto até 30 de junho com a isenção da taxa de entrada.

Tanto comerciantes como produtores rurais podem fazer a comercialização do milho verde na Empasa.

A isenção da taxa na Feira do Milho é uma forma que o Governo do Estado encontrou para que o produtor rural possa vender o produto ao preço mais em conta. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.