18°C 26°C
Campina Grande, PB
Publicidade

PF deflagra operação desarticular esquema de fraudes em financiamentos de imóveis

A investigação aponta que um correspondente bancário teria simulado relações familiares entre proponentes para inflar artificialmente o valor do subsídio habitacional

17/06/2025 às 09h55 Atualizada em 18/06/2025 às 11h10
Por: Heleno Lima
Compartilhe:
PF deflagra operação desarticular esquema de fraudes em financiamentos de imóveis

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (17), a Operação Subsidium, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes em financiamentos habitacionais concedidos pela Caixa Econômica Federal na Paraíba.

Continua após a publicidade
Anúncio

A investigação aponta que um correspondente bancário teria simulado relações familiares entre proponentes para inflar artificialmente o valor do subsídio habitacional, benefício destinado a facilitar o acesso a casa própria para famílias de baixa renda.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo a PF, o esquema envolvia o uso de documentos falsos para apresentar, de forma fraudulenta, vínculos entre pessoas que, na prática, não residiam juntas.

Essa manipulação permitia o aumento indevido do valor do subsídio oferecido pelo banco público, prejudicando os critérios de justiça social previstos nas políticas federais de habitação.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, com foco na coleta de provas que comprovem a fraude nos contratos habitacionais.

O nome da operação, Subsidium, vem do latim e significa “ajuda” ou “subvenção”, em referência direta ao subsídio público que teria sido desviado por meio do esquema fraudulento.

Os alvos da investigação poderão responder por financiamento mediante fraude, crime previsto na Lei de Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional.

Também podem ser responsabilizados por uso de documento falso e falsidade ideológica, a depender do avanço das apurações.

A PF informa  que segue firme no seu compromisso em combater fraudes que desviam recursos públicos destinados a programas sociais e destaca a importância de preservar a integridade do sistema financeiro Nacional e os direitos da população mais vulnerável, que depende dessas políticas para conquistar o direito à moradia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.